sexta-feira, 23 de março de 2012

Biblioteca Palotina - os números das letras

Sabemos que a Biblioteca Palotina é um sonho da Missão de Quissico que remonta pelo menos a 2009.
Sabemos que a Equipa d'África defende a qualidade ao invés da quantidade, e que os números são secundários.

Mas hoje os números falam.
E dizem que o sonho é realidade.
E é isso que partilhamos convosco.


A Biblioteca Palotina foi inaugurada em Março de 2010, no início do projecto de longa duração do Carlos e do Rui. A palhota foi construída a propósito e era assim:

       

Culturamente, o povo moçambicano não tem o hábito da leitura. O Carlos e o Rui promoveram várias iniciativas, através das quais foram fomentando nos jovens o gosto pela leitura e a aquisição de conhecimento. Foi um processo trabalhoso, mas aos poucos o interesse foi aumentando. Quando foi inaugurada, a biblioteca tinha apenas alguns manuais escolares e livros de várias temáticas, sendo que os primeiros eram os mais consultados.

Nos dois primeiros trimestres de 2011, a Biblioteca abria cerca de 12 horas por semana. Inicialmente, além do estudo obrigatório, apenas alguns jovens usufruíam do espaço, sempre procurando tirar o maior partido para a sua formação pessoal.



A frequência de jovens foi aumentando ao longo do segundo trimestre na medida em que foram também levados alguns jogos, que mais do que os livros lhes chamaram a atenção. Assim, o espaço passou a ser utilizado, além do estudo, para actividades lúdicas, que também promoviam o desenvolvimento intelectual dos jovens.


                  


O constante crescimento fez com que no início de Agosto, terceiro trimestre, sentíssemos necessidade de alargar o horário, passando então a abrir 21 horas por semana. A procura tornou-se cada vez maior: em Maio havia uma média de 10 visitas por turno que foi crescendo mensalmente até atingir em Setembro uma média de 29 visitas por turno.

Por esta altura os jovens distribuíam-se entre estudo e lazer como conseguiam pelo espaço, que começou a tornar-se pequeno.

       


Assim, em finais de Agosto de 2011, um salão da Missão, também em palhota, foi remodelado, fizeram-se alguns pequenos ajustes e a biblioteca passou a funcionar neste novo espaço, três vezes maior que a sala anterior.





O espaço amplo, com melhores condições: mais mesas e cadeiras, esteiras; e o acesso aos livros e jogos, assim como a existência de novos materiais de trabalho e novos livros recolhidos pela EA em Portugal e trazidos pelos voluntários que fizeram projecto de curta duração nesse verão, fez com que o número de visitantes não parasse de crescer, sendo por vezes até difícil de controlar e atender todos os pedidos.

Também porque o espaço era muito lúdico, sentimos que havia necessidade de tornar a biblioteca um pouco mais “calma” e por isso, mesmo sabendo à partida que isso afastaria alguns jovens, tivemos que acabar por retirar os jogos. A princípio foi um pouco complicado os jovens aceitarem essa mudança. Posteriormente, através de um mural que foi criado e onde eram colocados enigmas e desafios mentais, ou quizzes, e concursos de leitura e desenho, voltaram pouco a pouco a saber aproveitar o que tinham à disposição.



Finalmente em Outubro, no último mês do ano letivo de 2011, a Biblioteca Palotina adoptou um novo sistema de funcionamento. Estava a crescer e era necessário acompanhar isso. Assim os jovens passaram a ter cartões de sócio e passou também a haver um controlo informático do número de visitas, consultas e requisições. Nesse mês a biblioteca teve mais de 200 visitas e mais de 140 consultas a livros, sendo que mais de 90% foram a manuais escolares, dicionários e gramáticas.

Durante o período das férias escolares dos miúdos, e para terminar o ano em grande!, duas grandes notícias aterraram na Missão! A Equipa d’África tinha concorrido à campanha dos Presentes Solidários da FEC e conseguido para a Biblioteca o presente destinado a Moçambique! E como uma sorte nunca vem só, Carlota de Mello, uma senhora que teve conhecimento do projecto que estávamos a realizar em Moçambique, decidiu apoiar a causa e financiou a construção de uma biblioteca em alvenaria! E cereja no topo do bolo: uma missão de perto cedeu-nos 5 computadores fixos. (Ainda bem que o bolo sem cereja continua a ser brutal porque a tarefa de ver se estão operacionais ainda não foi realizada.)

As notícias foram um incentivo gigante para continuar a sonhar e querer chegar ainda mais alto!
A construção da biblioteca começou em Fevereiro. As chuvas encarregaram-se de destruir o salão de convívio e assim os alicerces foram reaproveitados para a nova estrutura. Todos os dias cresce um bocadinho mais e é brutal acompanhar isso.





Os livros dos Presentes Solidários já foram adquiridos, um manual de cada disciplina e de cada classe já foi posto à disposição dos jovens na biblioteca, enquanto o resto, por razões de segurança, aguarda que a nova biblioteca seja inaugurada.




Enquanto isso, a biblioteca continua a crescer e é também espaço de actividades lúdicas ao fim-de-semana, como a dança e o cinema.


O Jornal Pallotti, criado e incentivado pelo Carlos e Rui, foi morrendo lentamente ao longo de 2011, e, como nova estratégia, tentámos renascê-lo passando a ser um jornal de parede. Intitula-se “Informar” e encontra-se exposto na Biblioteca Palotina. Atráves dele, procuramos continuar a estimular os jovens a participarem activamente na elaboração de matérias e a se interessarem pelas notícias da actualidade. É também um espaço dinâmico, que propõe algumas oportunidades, seja em actividades a realizar na missão ou na vila, ou através das “informalidades”, sector de entretenimento.


Agora com mais de 750 livros, e ainda aguardando os restantes dos presentes solidários, com 125 sócios, e novas inscrições diariamente, e com os jovens cada vez mais a apreciarem o espaço, a recorrerem a ele com maior frequência e com uma postura adequada, respeitando as normas de utilização, a Biblioteca Palotina é sem dúvida um local de referência de Quissico, e por isso mesmo um enorme motivo de orgulho da EA!




That's it. Pelo menos prometemos voltar mais que não seja só a mostrar as novas instalações. :)

4 comentários:

  1. Que alegria!
    A isto se chama cooperar na construçao de um mundo mais equilibrado, mais igual!
    Parabéns EA! Parabens Quissico!
    Obrigada pela partilha meninas.

    "As notícias foram um incentivo gigante para continuar a sonhar e querer chegar ainda mais alto!"
    Que seja sempre assim!

    ResponderEliminar
  2. É tão bom saber estas coisas :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Um dos presentes solidários é da Mesquita e foi a minha prenda de Natal! Ahahahaha estou tão contente!!! Brutal!!! Beijos

    ResponderEliminar
  4. é bom saber que as coisas estão mesmo a avançar, quando vi as fotos nem quis acreditar, parabéns a vocês, parabéns à EA por mais este passo!
    beijos grandes de alguém que tem muito orgulho em vocês

    ResponderEliminar